Salmo 119.9-16: A importância da Palavra

Introdução

Lembro-me da minha inconstância na vida espiritual durante a adolescência. Parecia impossível crescer na fé. Não conseguia me manter constante. 

Quando cheguei aos 16 para 17 anos, continuava na igreja, mas totalmente distante dos caminhos do Senhor. Não ardia no coração o desejo de andar com Deus, mas queria as coisas do mundo. 

Em um acampamento, meu coração foi aquecido. Tive uma transformação completa. Estava com 18 anos. 

Qual era o meu maior medo? Afastar-me novamente. A inconstância. Agora estava longe da minha igreja e de casa, estudando em uma universidade federal. Morando com amigos não cristãos. Naquele ano eu não parei de ler a Bíblia. 

Quando um amigo meu da igreja foi me visitar, um dos rapazes que moravam comigo foi conversar com ele. Conversa com o Daniel, porque ele não para de ler a Bíblia. Ele deve estar com algum problema. 

Naquele ano eu li a Bíblia inteira duas vezes. E nunca mais fui inconstante na vida espiritual. A fé vem pelo ouvir a Palavra.

É disso que esse salmo está falando para os jovens. 

Contexto: A segunda divisão de oito versículos do Salmo 119 inicia com a letra ב — Beth. A palavra Beth em hebraico significa “casa”. Assem temos: Betel = casa de Deus; Belém = casa dos Pães; Betfagé = casa dos figos etc. A letra ב — Beth acompanhada da vogal “daguesh” soa como “B” e sozinha soa com “V”.

I. Atitudes Recomendadas para os Jovens – v.9b-12

A. Preocupação – “Como pode um jovem limpar o seu caminho?” Mais simplesmente, “Como uma pessoa pode viver uma vida santa?” B. Limpeza – “Atendendo a isso de acordo com a tua Palavra”. “Lendo a tua Palavra e seguindo as suas regras” (LB). Uma pessoa que segue a Palavra de Deus viverá uma vida santa.     

1. v9b – observar (viver segundo) a Palavra de Deus.

Observar – shamar – guardar, vigiar, observar, prestar a atenção. Manter vigilância. Entesourar na memória. 

A lei do Senhor. Como observamos a lei do Senhor? Lendo, tendo como um GPS. Não é olhar e acabou, mas retornamos constantemente. Nos lembramos. 

Jovem, a Bíblia deve ser o seu mapa, e você deve exercer grande vigilância para que o seu caminho esteja de acordo com as suas instruções. Você deve dar atenção à sua vida diária, bem como estudar a sua Bíblia, e você deve estudar a sua Bíblia para que possa dar atenção à sua vida diária (ESTUDE SUA BÍBLIA, MAS ESTEJA CERTO DE DEIXAR QUE “ESTUDE VOCÊ!”). Com o maior cuidado, um homem se perderá se seu mapa o enganar; mas com o mapa mais preciso, ele ainda perderá seu caminho se não der atenção a ele.

A ignorância intencional é em si mesma um pecado intencional, e o mal que dela advém não tem desculpa 

7 maneiras diferentes de se dirigir à Palavra de Deus: 

Palavra vs. 9 / Mandamentos vs. 11 / Preceito vs. 12 / Juízos vs. 13 / Testemunhos vs. 14 / Veredas vs. 15 / Decretos vs. 16 /

Essas palavras – mandamentos, estatutos, ordenanças, testemunhos, preceitos – são todas palavras que a Bíblia usa para se referir à palavra escrita de Deus, especialmente nos livros de Moisés, mas por implicação em toda a obra escrita revelada de Deus. Hoje diríamos que “Tua palavra” se refere à Bíblia em sua totalidade. Portanto, o que o salmista está se referindo no versículo 11 não são impressões subjetivas, mas ensinos objetivos de Deus nas Escrituras. “Tua Palavra – essa palavra que guardei em meu coração.”

2. v.10 – buscar de todo coração o Senhor, na Palavra de Deus. 

Buscar – (darash) procurar com cuidado, constantemente procurar, investigar 

De coração – Não é uma busca qualquer, ou por interesses escusos.  

Coração – lev/lebab – homem todo. Pensamentos, sentimentos, vontade. 

Minha mente é guiada pela Palavra. 

Meus sentimentos são conduzidos pela Palavra. 

Minha vontade é moldada pela Palavra.

O que seu coração busca? 

Onde você está buscando saciar sua alma. 

VIDA DE ORAÇÃO: 

VIDA DE SANTIFICAÇÃO: 

Não me deixes fugir aos teus mandamentos. 

Ao mesmo tempo que buscamos de coração, nosso coração também vai querer fugir. 

Por quê? Porque nos dói. A vontade de Deus nem sempre é agradável para nós. Ela deve ser agradável ao Senhor. 

Ilustração: Pb que doou um carro para um casal de missionários. 

3. v.11 – guardar no coração a Palavra de Deus, para não viver no pecado.

Guardar – (tsaphan) – esconder, entesourar, armazenar 

No coração – ideia de ter como um tesouro precioso. 

Sabe quando você não pode esquecer de algo. Ou aquele momento que você quer guardar para sempre. Sempre se lembra? Dia do casamento, acampamento, viagem a um lugar top. 

Mais importante que isso, é a Palavra. Lembre-se das Promessas. 

Como não pecar? Guardar no coração, dar valor. Ser conduzido pela Palavra. 

Você já teve ervas daninhas crescendo em seu jardim e sufocando as outras plantas? É isso que o pecado em nosso coração faz com o fruto do Espírito na vida de um crente – sufoca nosso “amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”

“Na verdade, como já disse, você não pode realmente lidar com o negativo, a menos que esteja ao mesmo tempo fazendo o positivo . A maneira de se livrar dos defeitos é cultivar as virtudes 

Eu uso uma ilustração simples. A maneira como as folhas mortas do inverno são removidas de algumas árvores não é que as pessoas saiam por aí colhendo-as fora; não, é a nova vida, o rebento que vem e empurra os mortos para dar lugar a si mesmo. Da mesma forma, o cristão se livra de todas as coisas como amargura e ira e raiva e clamor e calúnias e toda malícia. As novas qualidades se desenvolvem e as outras simplesmente não têm espaço; são empurradas e empurradas para fora. 

Uma das coisas que aprendi muito nos últimos anos é o sistema imunológico. Nosso sistema imunológico dado por Deus nos ajuda a lutar contra as forças que destruiriam nossos corpos. Se nosso sistema imunológico está funcionando a 100%, não precisamos tomar remédios, porque eles apenas lutarão contra a doença que está tentando dominar nossos corpos. Mas, se nosso sistema imunológico não está saudável, nos tornamos suscetíveis a muitas coisas. Se ficarmos na condição de um paciente de AIDS, nosso corpo perderá a capacidade de lutar contra quase tudo. Para combater as doenças, precisamos fortalecer o sistema imunológico do corpo. Isso pode significar interromper algumas coisas que gostamos de fazer e iniciar algumas coisas que não temos feito. É uma questão de importância crítica. O mesmo é verdade espiritualmente. A fim de aumentar nossa imunidade ao pecado, devemos nos fortalecer por meio da oração, da Palavra e da comunhão com outros cristãos fortes. (David Jeremiah – Santuário) 

Portanto, acredito que a Bíblia nos ensina a memorizar as Escrituras da mesma forma que uma formiga coleta alimento no verão: porque é muito valioso e será necessário nos meses de inverno. “[A formiga] prepara o seu alimento no verão e ajunta as suas provisões na colheita” (Pv 6.8). Memorizar as escrituras não é uma disciplina em si. É porque as escrituras são um tesouro e serão necessárias antes do fim do dia para ajudá-lo a escapar de uma atitude pecaminosa e viver uma vida que glorifica a Deus.

Exemplo de Abraão e José. 

4. v.12 – pedir por compreensão da Palavra de Deus.

Aprendiz da Palavra – ensina-me – quero aprender. Não há formatura nessa escola. Pois não somos nota 10. O conhecimento da Palavra vai além do intelecto, mas a prática. 

Que nota você tem no discipulado cristão? Quanto você ainda precisa ser parecido com Jesus? 

Pra começar, quanto você sabe da Bíblia? Quanto você vive do que sabe? 

Como está sua fé? É forte ou fraco? Nunca conheci um cristão forte que não tivesse muitas escrituras decoradas. Há uma razão para isto. Deus planejou a fé para se alimentar das promessas das Escrituras o dia todo.

Como está a sua confiança? Sua confiança? Sua paz, alegria e segurança? Eles são fortes ou fracos? Deus diz que nos deu a sua palavra para que esteja dentro de nós e para que nele confiemos. A fé aumenta ou diminui ao ponto de se alimentar de hora em hora do tesouro da verdade de Deus armazenado no coração.

5. v.13 – falar a Palavra de Deus.

Prega a Palavra – A Palavra passa a habitar o coração e a mente, então, a boca fala do que o coração está cheio. 

Prega a Palavra!! Tenho narrado os juízos!! 

Conte aquilo que Deus tem feito. Fale do Senhor aos que te rodeiam. 

Evangelização não é opção. Para manter puro o caminho, preciso falar da Palavra de Deus. Caso contrário estarei em pecado. 

Ezequiel 3.17-19

17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.

18 Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.

19 Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma.

Há sangue em suas mãos? 

6. v.14 – alegrar-se com a Palavra de Deus.

Alegre-se na Palavra mais do que nas coisas deste mundo. 

Onde está o teu tesouro? 

Onde está sua alegria? 

Glorificar a Deus é dar glória a Ele. Glorificar é honrar, exaltar, dar fama, reconhecer a santidade de Deus. Quando glorifico a Deus, isto significa que estou colocando-O no lugar que Ele deve estar em minha vida. 

Significa que volto ao objetivo para o qual fui criado e começo a me alegrar naquilo que alegra a Deus. Significa que me regozijo em adorá-lO pois Ele é grande, soberano, eterno, amoroso, bondoso, justo e santo. Porque temos um Deus que nos ama profundamente, mais do que podemos entender. 

Glorificar a Deus, nada mais é do que viver para fazer a vontade dEle. E a vontade dEle é que sejamos completos, tenhamos plena satisfação e alegria e só conseguimos isto nEle.

Seria Deus vaidoso em querer que O adoremos?
Veja bem, seria Deus menos Deus se nós não o adorarmos? Mudaria alguma coisa para o Dono do Universo se nós o conhecermos ou não? 

Agora imagine Aquele que é Soberano sobre tudo e todos, que é o Criador dos céus e da Terra. 

Então, por que Deus quer que o adoremos e glorifiquemos a Ele? 

Não porque Ele é vaidoso ou egocêntrico mas porque Ele é bondoso. Ele criou tudo, sem Ele nada do que foi feito se fez. E sem Ele não há como o homem encontrar felicidade e propósito. 

Ele quer que nós o adoremos porque quer o melhor para nós. Ele é pleno, faz tudo quanto Lhe apraz, nenhum dos seus planos pode ser frustrado. Portanto apenas com Ele, e estando de acordo com a vontade dEle, é que conseguiremos ser plenos. É simples.

Quanto mais nos deleitamos em Deus, mais ele é glorificado em nós. 

7. v.15 – meditar e ter respeito (dar atenção) pela Palavra de Deus.

Medite (siyach) – ponderar, estudar, considerar, falar, murmurar (como que falar baixinho)

Pregar para si mesmo. Meditação segundo religiões orientais é não pensar em nada, deixar a mente vazia, observar a respiração, esvaziar-se de tudo. Meditação na Bíblia é o oposto disso. É olhar com cuidado para a Escritura. É ser cheio da Palavra. 

Tenha respeito (nabat) – ter consideração, separar do restante.

Não é mais uma coisa. É algo totalmente superior. Onde deposito minha vida. 

Reverência. 

8. v.16 – ficar satisfeito e interiorizar a Palavra de Deus.

Ter prazer – (sha’a) – se alegrar, ter prazer, se agradar, até mesmo brincar. 

A Palavra traz alegria. Ela restaura a alma. Ela nos leva a um caminho de bem-aventurança. Caminho de vida verdadeira. 

Há quem pense que viver segundo a Bíblia é chato, sem prazer. Pelo contrário, o verdadeiro prazer está naquele que realmente anda com Deus. Que vive segundo sua Palavra. É como um viciado que pensa que nós não somos felizes porque não temos aqueles minutos de alegria que ele tem na droga. Ou alguém que toda semana quer sair com uma pessoa diferente, e pensa que alguém que tem um casamento segundo Deus, uma família abençoada, não tem alegria pois não tem aqueles minutos de prazer com pessoas diferentes. 

Não se esquecer – Eu vou me lembrar! Eu preciso me lembrar. Pois é fácil esquecer. É fácil se afastar da Palavra. É fácil seguir nosso coração enganoso.

Memorizar: Mas pergunte a si mesmo: se eu lhe oferecesse US $ 1.000 para cada versículo que você memorizou na próxima semana, quantos você acha que poderia memorizar? No entanto, Deus diz sobre sua palavra no Sl 119 : “São mais desejáveis ​​do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; mais doce também do que o mel e as gotas do favo de mel. Além disso, por eles Teu servo é avisado; em mantê-los, há uma grande recompensa ”. O valor real da palavra é muito maior do que $ 1.000 por verso. A questão é: você acredita nisso? Acreditar nisso será a motivação crucial de que você precisa. 

Nem é a tarefa abaixo de você e apenas para crianças. O Senhor Jesus memorizou as Escrituras literalmente. Sabemos que sim, porque quando estava jejuando no deserto não havia bibliotecas ou livros, e com toda tentação do diabo ele citou uma passagem da Escritura para derrotar o diabo.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑